quarta-feira, 26 de maio de 2010

Leo do Peixe em Uberaba

Foi lançado, na Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, o projeto “Ponto de Leitura”. Os Pontos de Leitura são iniciativas do Programa MaisCultura /Ministério da Cultura, um dos mantenedores das ações do PROLER - Programa Nacional de Incentivo à Leitura - e participante ativo do Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL.

O projeto pretende promover a democratização do livro e da leitura, oportunizando o desenvolvimento da cidadania e a elevação do nível sociocultural da população, levando os livros a todos os cantos da cidade. Em Uberaba, nasceu da parceria entre a Fundação Cultural de Uberaba, a Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Inicialmente os Pontos de Leitura estarão disponibilizados em locais de grande fluxo na cidade, onde estarão disponíveis em estantes de leitura, livros de literatura que serão emprestados ou até mesmo doados, caso a pessoa queira levar o livro para casa.O projeto irá atender, nessa primeira etapa, vinte locais, das mais diferentes áreas de atuação como saúde, educação, assistência social, comércio, lazer, cultura e serviços.

A cerimônia de apresentação do Projeto “Ponto de Leitura” contou com participação especial de Léo do Peixe, 44 anos, um pescador /feirante com banca numa feira livre de Pirapora, no interior de Minas Gerais.

Léo é um batalhador na defesa dos livros como canal transformador da realidade social e, hoje é referência para os frequentadores da feira, principalmente, crianças que ali ficam lendo ou buscando leituras de gibis, livros e revistas para levar para casa. Assim surgia, há cinco anos o Clube da Leitura em Pirapora, que conta hoje com 14 pontos de leitura espalhados pela cidade.

A Professora e Coordenadora do Curso de Letras da UNIPAC, Tânia Ulhoa, amiga pessoal e uma incentivadora de suas ações de leitura como aquelas vivenciadas no Clube de Leitura, esteve presente no evento juntamente com alunos dos cursos de Letras e Pedagogia dessa Faculdade. A Professora Tânia, inclusive, participou da cerimônia de premiação da 1ª edição do VivaLeitura em Brasília, financiada pela Fundação Santillana (multinacional que mantém as editoras Moderna, Salamandra, etc), no qual ele foi finalista.

Dentre os vários momentos especiais da noite, destacamos aquele em que Léo, durante sua participação, fez questão de saudar e agradecer a Professora Tânia, não somente pela presença, mas também pelo apoio incansável à sua iniciativa.

Durante o lançamento do projeto, houve também uma apresentação cultural de contação de estórias promovido pela Biblioteca Municipal.

Os pontos de leitura estarão inicialmente nos seguintes locais: Fórum Melo Viana, Agência Central dos Correios, Agência Central da Caixa Econômica Federal, INSS, Rodoviária, Vovó Tuta (família de grande amigo do Léo do Peixe), Café do Teatro, Beliske, Choperia do Mário, Aeroporto, Uirapuru Fit Academia, Barbearia do Tião, Loteria do Shopping Urbano Salomão, CEMIG, UAI, UPA São Benedito, UPA Abadia, CODAU (Governador Valadares), CAISM e Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba.

Todos podem participar doando obras literárias e, mesmo, obras de outros gêneros para a formação de novos Pontos de Leitura.

Fonte: http://www.unipac.br/



Tânia Ulhoa - amiga do pescador de livros Léo do Peixe

Palestra do pescador de livros Léo do Peixe

Nenhum comentário: